sexta-feira, 29 de junho de 2012

0

Resenha: “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry

O Pequeno Príncipe é uma fábula. Ou se preferirmos, uma parabola. Não é um livro para crianças, porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada. A menos que não queira ver, a face do Pequeno Principe, a face de um outro, coroada com os espinhos da rosa.... Este livro é também um teste. É o verdadeiro desenho numero 1. Se não o quiseres compreender, se não te interessas pelo seu drama, fica aqui a sentença do Principe: Tu não és um homem de verdade. Tu não passas de um cogumelo
O Pequeno Príncipe é um romance publicado pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry em 1943 nos Estados Unidos. 
É um livro fino, tem 72 páginas e figuras divertidas e que em alguns momentos situam o leitor durante a narração.
O narrador certo dia em uma viagem pousa no deserto devido a uma falha no motor de seu avião. Após algum tempo uma criança aparece, ele faz uma série de perguntas mas o menino não responde nenhuma delas e pede apenas que ele desenhe um carneiro. O narrador desenha uma caixa, e diz ter um carneiro dentro pois fora desencorajado da carreira de pintor na sua infância, portanto não sabia desenhar. O menino fica muito satisfeito, e aos poucos o homem vai ganhando a confiança do menino. 
O pequeno príncipe, como é chamado pelo narrador conta-lhe toda sua história, sobre seu planeta e suas viagens à outros planetas desconhecidos. Os dois passam apenas oito dias juntos, mas quando precisaram se despedir, foi um grande sofrimento para os dois.
Muitas pessoas haviam me indicado esse livro, porém achava que era um livro infantil. Não, não é um livro para crianças. É um livro que se formos analisar bem, traz muitas filosofias e importantes morais. Eu adorei o livro, adorei a forma como o autor critica os adultos que têm mania de sempre complicar tudo. A obra leva-nos a refletir, e a pensar como éramos felizes quando pequenos, sem preocupações, sem complicações. É um livro que faz com que você veja que não há nada melhor do que ser criança e mesmo não sendo, o importante é ter o espírito alegre de uma.
A obra é voltada para pessoas de todas as idades.
Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry foi escritor, ilustrador e piloto. Ele foi o terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.

Garota Literária, -A 

Nenhum comentário:

Postar um comentário