terça-feira, 23 de outubro de 2012

0

Resenha: "Garota Replay", de Tammy Luciano




Título: Garota Replay
Autora: Tammy Luciano
Ano  de lançamento: 2012
Editora: Novo Conceito
Páginas: 144

Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona ao descobrir que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada. Nessa mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou um grave acidente. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única no planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo, e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...
Thizi está vivendo um dos piores momentos da sua vida. Tadeu, seu namorado, a traiu, e o seu melhor amigo, Tito, (quantos Ts, não é?) tirou uma foto da traição. Tadeu briga com Tito e sai dirigindo bêbado com seu amigo Gabiru e eles sofrem um acidente horrível. E ela acaba se sentindo culpada por isso tudo e alvo das fofocas. Para piorar mais ainda (porque, não importa o quanto estiver ruim, pode piorar) quando ela decide sair, encontra uma Replay dela, igualzinha. Já imaginou? É, não seria legal. Eu gostei do livro, mas tenho meus prós e contras. Eu adorei o final, foi muito bom, mas eu achei a protagonista da história muito "garota mimada". Thizi tem vinte anos, largou a faculdade e seus pais vivem viajando por aí, ou seja, ela vive sem os pais e pode fazer o que bem entender da vida. Fora que a Thizi teve atitudes imaturas de garotas de quinze anos, não vinte. Se a protagonista tivesse uns 15 anos, algumas de suas atitudes seriam melhor compreendidas por quem lê. Eu não me identifiquei com o livro, e talvez isso também possa interferir um pouco, porque não tem sentimento melhor do que se identificar com aquilo que você está lendo. E também tem muitas partes sem diálogos, o que eu não gostei muito, mas o bom disso é que estão presentes ali várias reflexões que a autora quis que fizéssemos; boas reflexões, na verdade. Tiveram apenas poucos erros, o que foi bom; a escrita da Tammy é muito boa também e  o livro é muito bonito, a capa é linda, tem a ver com a história, eu gostei bastante. É uma leitura muito rápida, não li em um dia porque estava um pouco ocupada, mas depois eu não consegui parar de ler (li até no carro, o que não é normal, porque, geralmente, quando eu leio no carro, passo mal). Eu pretendo ler outros livros da Tammy logo, e recomendo a leitura desse.

Garota Literária, -M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário