segunda-feira, 30 de julho de 2012

6

Resenha: "Lira dos Vinte Anos" de Álvares de Azevedo

O livro é dividido em duas partes, onde na Primeira Parte de Lira dos Vinte Anos predomina a poesia mais sentimental, o devaneio do primeiro Byron e de Musset. Pontificam o medo de amar, o desejo vago por virgens inatingíveis, o sentimento de culpa frente aos desejos carnais e o fascínio com a morte. Trata-se de uma poesia de seres imaginários e idéias abstratas vagando na noite enevoada. Na Segunda Parte de Lira dos Vinte Anos, Álvares de Azevedo envereda por um romantismo irônico e sarcástico. Sem abandonar os temas do amor e da morte, representados sempre sob o manto da noite sombria, passa agora a “falar com coisas” (para usar o termo de João Cabral de Melo Neto) - a poetizar os objetos que o rodeiam. Vai agora, em processo claramente metalingüístico, dia-logar ironicamente com os grandes autores do romantismo. Escreve sobre os charutos, sobre uma queda de cavalo (intuição?), sobre o dinheiro (ou a falta deste), em suma, sobre temas corriqueiros que não cabiam na poesia onírica e sentimental da Primeira Parte.
Eu amei este livro, é muito profundo, são poesias muito belas, e eu me identifiquei com  algumas estrofes que falavam sobre a perda de uma pessoa querida. O narrador é extremamente apaixonado por uma moça que morreu e na primeira parte fala muito sobre sua morte e o seu amor por ela. Na segunda parte o autor é mais irônico e não fala apenas sobre sua donzela falecida, ele busca outros temas, mas logo volta a expressar seu amor por sua musa. É um livro realmente bom e muito sentimental, que me fez suspirar em diversos momentos, pelas belas palavras e juras de amor contidas na obra.
- Garota Literária, -A

6 comentários:

  1. Olá, achei o blog de vocês por aqui e adorei . Parabéns!
    Sobre o post, eu também adoro ler e nunca li este livro, mais me interessei bastante pela história. Já estou seguindo vocês, se puderem, sigam o meu blog também :
    garota-faladeira.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que gostou! Também já segui seu blog, adorei! Voltarei sempre, com certeza!
      Beijos...Alexia :)

      Excluir
  2. Gostei do livro para ser bom!Também gostei do blog e vou seguir,mais por gostar queria dar algumas dicas para que tenham mais seguidores!

    -Falem sobre outras coisa,outros assuntos abortem algo a mais sem ser livros!Apesar de muita gente gostar de livros,as pessoas querem mais!

    -Aborte assuntos comuns e fora do normal,assuntos falados e diferenciados!

    -Faça algo a mais que resenhas!

    Espero ter ajudado,pois considerem dicas e criticas construtivas!
    Beijos,

    Umdiarioconfuso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas dicas, com certeza vou aproveitá-las...Já estou seguindo seu blog ;)
      Beijos, Alexia

      Excluir
  3. Olha só, esse livro é recomendado pro vestibular! :D
    Não li ele inteiro, só alguns poemas em algumas fases de... amor platônico... e fossa... que eu prefiro não comentar. Foram meses de depressão. (QUEM NUNCA?)
    But, vou comprá-lo (nessa edição mesmo) para minha coleção. Álvares é meu autor mais querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei o livro, o amor platônico dele é tão intenso...Até anotei algumas estrofes que eu gostei muito em um caderno haha
      Eu gostei mais da primeira parte por ser mais sentimental e etc (gosto dessas coisas haha). Esse foi o meu primeiro livro do Álvares, em breve lerei outros, com certeza!

      Excluir