sábado, 3 de novembro de 2012

2

Resenha: Lucíola, do José de Alencar


"Um dos mais polêmicos romances de José de Alencar, Lucíola conta a história de um jovem de família tradicional que se apaixona por uma ex-prostituta." (skoob)

Título: Lucíola
Autor: José de Alencar
Editora: L&pm Pocket
Ano de publicação: 1862

"Muitas vezes lê-se, não por hábito e distração, mas pela influência de uma simpatia mortal que nos faz procurar um confidente de nossos sentimentos, até nas páginas mudas de um escritor."
Lucíola, José de Alencar, p.120.


Eu comprei essa edição (feia) da L&pm Pocket num sebo de R$5,00 (agora só falta eu conseguir Diva por R$5,00 também, pois com Senhora também me ocorreu de comprá-lo a esse preço) e tenho enrolado para lê-lo desde então. Finalmente peguei-o e comecei a ler. Muitas pessoas não gostam de ler clássicos, principalmente brasileiros, por alegarem uma dificuldade em compreendê-los. Ler clássicos é como, por exemplo, frequentar uma academia. A medida que passa a frequentá-la com mais frequência você não apresenta mais as mesmas dores musculares que apresentou nos primeiros dias, pois já se adaptou a essa rotina. O que eu fiz foi esquecer que era um clássico. Apesar de se passar no Rio de Janeiro durante o século XIX e apresentar diversas críticas a sociedade daquela época, ele se trata de um assunto que, por vezes, também é contemporâneo (é isso o que eu mais gosto nos clássicos! haha) que é o preconceito. Lúcia é a cortesã (lê-se: prostituta) pela qual Paulo se apaixona e todo o livro é esse desenrolar do romance dos dois. Paulo via em Lúcia uma inocência, uma pureza, que muitos alegavam que não exista em tal mulher, mas, como a própria Lúcia diz, eles não sabem que ela é pura de coração, por nunca ter realmente amado um homem que não seja Paulo. E ambos enfrentam a barreira do preconceito, não se importando com o que dizem as "maledicências" (posso dizer que AMEI essa palavra?). Eu gostei muito do livro justamente por essas críticas feitas a sociedade da época e seus preconceitos. Leiam clássicos. Se estiverem começando a criar gosto pela leitura peço que ainda não comece por eles, pois, realmente, são mais difíceis. Mas, se já tiverem o hábito de ler, leiam clássicos. 


Garota Literária, -M.

2 comentários:

  1. Acredita que me li um spoiler f* dois dias antes de terminar o livro? E era justamente do final. ;-;
    Esse é ótimo (SE NÃO FOSSE A DROGA DO SPOILER), mas ainda prefiro Senhora! sz'
    Quero ver se leio Diva e/ou Helena nesse ano ainda. Descobri um amor por José de Alencar que não imaginava ser possível - Machado de Assis REINA NO MEU CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li alguns porque tinha coisas que eu não conseguia entender bem, daí via um resumo no Google hahaha Mas não foi tipo AQUELE spoiler, sabe? Vou tentar ler os três perfis de mulheres dele ainda esse ano, e na minha escola ainda tem A Viuvinha e um outro romance dele, que eu acho que é Iracema, mas que por causa dessas provas e trabalhos intermináveis eles fiquem para o ano que vem. José de Alencar e Machado de Assis são MUITO MUITO MUITO bons. Peninha de quem não gosta ou tem preguiça de ler :P

      Garota Literária, -M.

      Excluir